quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Projeto "Bibliotecas Comunitárias do Litoral do Paraná": visita técnica à Ilha do Mel

A 1ª visita técnica à Ilha do Mel (Paranaguá-PR) ocorreu no dia 18/12/2012 e foi organizada pelo bibliotecário Lucas Henrique Gonçalves, responsável por articular ações junto ao município de Paranaguá. A atividade foi feita na companhia dos servidores Caio Faria da Fonseca, Maikon Patrick Garcia, Marilene do Rocio Veiga e Neloeci Forghieri. Tais iniciativas fazem parte do projeto "Bibliotecas Comunitárias do Litoral do Paraná", da Biblioteca UFPR Litoral e, neste encontro, foi assinado o Acordo de Parceria entre a Biblioteca Fortaleza – Ilha do Mel e a Biblioteca UFPR Litoral.


Os servidores visitaram a Biblioteca Fortaleza – Ilha do Mel, onde o agente cultural Fabio Carlos Machado, os recebeu e apresentou a estrutura do local. A figura abaixo ilustra o espaço destinado à Biblioteca Fortaleza – Ilha do Mel.
                                                     Biblioteca Fortaleza – Ilha do Mel

Existe na Biblioteca Fortaleza Ilha do Mel em torno de 800 exemplares, sendo que a quantidade de títulos não se sabe ao certo. Os materiais bibliográficos variam de romance, literatura infanto-juvenil e livros da secretaria da cultura (história, geografia, etc.). A maioria dos livros presentes na Biblioteca Fortaleza Ilha do Mel foram deixados pela Biblioteca Cidadã, que foi instalada na Ilha do Mel no ano de 2010.


Marilene, Fabio, Maikon, Neloeci, Caio e Lucas

 Os servidores aproveitaram para conversar com a moradora Ângela (membro da Associação de Bairro da Praia Grande), que os informou da possibilidade de criação de um Centro Cultural na comunidade de Praia Grande em uma antiga casa no centro da comunidade.


Marilene, Ângela, Lucas, Fabio, Maikon, Neloeci, Caio (fotógrafo)

O bibliotecário Lucas pretende organizar novas visitas a Biblioteca Fortaleza Ilha do Mel e as comunidades da Ilha do Mel para desenvolver um plano de ações a serem desenvolvidas nestes espaços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário